sexta-feira, outubro 31

MANUAL DAS FAMÍLIAS FELIZES


Lar, doce lar? Às vezes as relações de convivência estão mais próximas do vinagre que do açúcar e do afeto. Nenhuma família é um recôndito de paz as 24 horas do dia. De fato, nenhum ambiente onde convivam estreitamente dois ou mais seres humanos pode sê-lo, pelas diferentes formas de se encarar a vida.

No entanto, existem algumas formas de se preservar o afeto, a alegria e a satisfação nas relações mais intensas e ao mesmo tempo mais difíceis, mas também gratificantes e enriquecedoras que mantemos em nossa existência: as que temos com nossos parentes mais próximos.

Na família convém não haver "vencedores ou vencidos", porque, segundo um velho provérbio, "a melhor vitória é aquela na qual ganham todos". A "chave mágica" para consegui-la tem três pilares: harmonia, equilíbrio e comunicação.


- Trate seus parentes como amigos.

Evite reservar sua parte mais sombria - suas queixas, cansaço, impaciência, maus momentos - para dedicá-la àqueles que mais ama.

As relações familiares, assim como as existentes entre amigos, devem ser cultivadas e regadas com respeito, tolerância, demonstrações de afeto e alegria compartilhada. No início pode parecer um pouco difícil dizer o quanto se gosta de uma pessoa, com palavras ou por meio de pequenos gestos.


- Desligue a televisão enquanto come.

A telinha desempenha uma atração quase hipnótica, que em algumas ocasiões faz com que a vejamos como marionetes, sem nos importar com a programação.

A menos que se trate de um programa interessante, é importante apagá-la e aproveitar esses momentos para brincar com seus filhos e o marido e mostrar ainda mais envolvimento na vida familiar.

Não é melhor aproveitar quando todos estão à mesa para falar e compartilhar experiências ou sobre o que aconteceu ao longo do dia, em vez de todos assistirem à televisão como marionetes?


- Preveja os momentos de irritação e mantenha a calma

Em vez de deixar-se levar pela ira, pelo ego ferido ou outras justificativas mesquinhas, que te afastam da real importância de um determinado assunto, procure manter-se centrado na solução, com serenidade e firmeza.

Se você percebe que está sendo levado pela impulsividade, pise no freio, respire profundamente e volta a buscar soluções e saídas, em vez de ficar obsessivo com o problema.

Discutir "em família" as diferentes opções para se sair do atoleiro, é um exercício que dá resultados surpreendentes.


- Peça perdão e tente entender

Em todas as relações próximas e contínuas é fácil "ferir o outro", sem que depois desculpas ou pedidos de perdão bastem. É preciso colocar-se no lugar da outra pessoa para compreendê-la.


- Alguns erros que todos devem evitar:

Recorrer a agressões ou ameaças, revirar o passado, fazer promessas que não podem ser cumpridas, tentar solucionar a vida dos demais, falar em vez de ouvir, dizer as coisas por meio de terceiros, punir alguém por dizer a verdade, querer ter sempre a razão. Se você evitar esses comportamentos e atitudes, sua vida familiar começará a funcionar com menos conflitos e atritos.


Por María Jesús Ribas

ANIVERSÁRIO DE BRUXA

Eu e Rita


É hoje!
Aniversário de uma bruxinha muito boa que eu gosto demais!
Parabéns Ritoca, tudo de muito bom sempre.
Os gatos todos em coro dão os parabéns:
MIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUU!

quinta-feira, outubro 30

GATÃO AMIGÃO
*10/007 +27/10/008

Géber Accioly



Diz o aforismo que 'mais vale um cachorro amigo que um amigo cachorro', mas... Vou me permitir retificar para: mais vale um Gatão amigo que um amigo 'gatão'. (principalmente pra mim que sou ligado em 'gatas').

Gatão era um gato amigo. Manja um gato vira-latas de estirpe (adorava catar 'petiscos' pelo lixo depois que comer sua ração). Gatão devia ter complexo de cachorro, pois me acompanhava em caminhadas até a beira do mar. (ficava deitado em uma distância segura, até que eu voltasse).



Gatão seguia na minha frente e caia, se fingindo de morto, para coçar-lhe o pescoço e somente se levantava quando eu cantarolava baixinho: 'Meu Gatão 'moleu' /Que será de mim/Eu vou buscar outro, Gatinha/Lá no 'Piói'. (Gatinha é a irmã dele da mesma ninhada). [Enquanto ele agonizava devido ao efeito do 'CHUMBINHO'veneno terrível que findou nossa amizade física, eu cantarolava e ele tentava se erguer. Acreditem!]

Gatão era mais caseiro que sua irmã, a Gatinha. Sempre que eu entrava em casa era o primeiro a me receber. Ficava sério e me olhava como quem não quer e querendo. Eu piscava para ele e logo se achegava (rabo em riste) se esfregava um pouco e caia se fingindo de morto.

Gatão era sempre meigo, atencioso, educado e obediente. Dormia em uma caixinha de papelão (30x20x10) que servia de embalagem para morangos.




Enroscava-se até caber dentro e ficava com a cabecinha apoiada na borda. Dormia sonos soltos. (Enterrei-o na beira mar dentro de sua 'caminha' e ele estava do mesmo jeitinho e dormindo seu sono agora totalmente 'solto').

Gatão. Mil coisas para dizer de Gatão. Eu dizia que Gatão era um gatinho e Gatinha uma gatona, agora vou sempre dizer: Gatão amigão. (Obrigado, AMIGÃO, por me deixar ser seu amigo)


*eu demorei um pouco pra ler esse texto do Géber porque eu também perdi meu Gatão esse ano, e somente quem tem amor aos animais sabe a dor que é perder um amigo desse, só posso dizer ao Gé que o tempo vai curando essa dor, mas a saudade é eterna.


Géber e os gatos

Géber não gostava muito de gato não
Mas sua amiga Vera vivia falando deles
Aos poucos eles viraram sua paixão
E dessa paixão veio o Gatão
E tantos outros com ele dividiam
O amor, atenção e carinho
A caiçara já não era mais a mesma
Entre miados e ronronados
Géber vivia feliz
Agora Gatão se foi
Está lá no céu com seu xará
Miando, correndo
Se finjindo de mortos
Mas para sempre vivos
Dormem em suas caixas de papelão

Vera Vilela

quarta-feira, outubro 29

LUA NOVA


Lua Nova
Que se renova...
E o céu chancela.
Lua nova que cinzela
A poesia da nossa
Vera Vilela

Carvalho de Azevedo


*ganhei do Carvalho, amei! esse poeta é mesmo muito querido.

HAICAIS LUA NOVA


Passeia no céu
Durante todo o dia –
Nasce a Lua Nova

Não reflete a luz
Mas está sempre ali
No céu - Lua Nova

Luar apagado
Só um eclipse mostra -
Lua Nova

domingo, outubro 26

REPOUSO


Repouso

Num paraíso escondido
Recanto bordado pela natureza
Onde a sombra não se acha
Cuidado por fadas e duendes
Descanso o meu olhar enamorado

foto - Alberto Carmo

sexta-feira, outubro 24

BANCOS


Olha só meus banquinhos inspirando a Ly, que coisa mais linda do mundo...rs

Amei!

DE CARA NOVA


Olha a arte que andei aprontando. Eu tinha uns banquinhos de ferro jogados pelo quintal, enferrujados, feios e decidi fazer uma reforma.
Olha aí ele novinho e o outro ainda sem reforma do lado.
O chão também recebeu muita tinta, mesmo sem querer... rsrs
Dois estão prontos e ainda faltam 2 para reformar, vou devagar porque dá um trabalhão danado.
Se o Bush precisar vou pra lá ajudar a "reformar" os bancos.

quinta-feira, outubro 23

NOVA TATUAGEM



Como eu já havia avisado, hoje fui fazer minha nova tatuagem. comecei com os olhos, fiz o traçado do lápis, ainda não dá pra mostrar.
Em seguida entreguei meu braço esquerdo para o JOHNNY gravar a JÓIA DE LÓTUS ou, o mantra OM MANI PADME HUM em um medalhão. Abaixo deixo a explicação do mantra mais recitado no mundo.

Quando o Ser Humano vibraciona o Mantra Om Mani Padme Hum, os seus Corpos Sensoriais atingem a capacidade de Silenciar a Si Mesmo de todo o alarido exterior, é quando Unificado com o Seu Princípio, manifesta-se através do seu Corpo de Luz.
Merkaba !!!

É o Som da Frequência da Consciência de todos os Budas, de todos os universos, é o vibracionar dos 84.000 ensinamentos que é a identidade da personalidade dos Samadhis Búdicos.


OM

É o Corpo Sonoro do Absoluto, o qual tudo criou, do Alfa/Ômega.


MANI

Significa Jóia.
Simboliza a senda para alcançar a iluminação, a consciência objetivada pelo reto proceder, determina a plenitude de si mesmo.


PADME

Significa Lótus

Como o Lótus que nasce da lama e dela não se contamina, o Ser Humano, apreende a transceder a si mesmo, gera o discernimento, o vivenciar em Consciência, além da Limitação da Temporalidade.


HUM

A Pureza, que é a Identidade daquele que atingiu a Plenitude de vivenciar o Eterno Presente, é regida pela Sabedoria que a faz manifetar-se através da Unidade Indivisivel do qual tudo originou-se do Macrosmo ao Microcosmo.

Assim, as seis sílabas, OM MANI PADME HUM, significam que na confiança da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, você pode transformar seu corpo, fala e mente impuras no corpo, fala e mente exaltadas de um Iluminado.
* Fotos by Johnny

segunda-feira, outubro 20

ANIVERSÁRIOS


Hoje duas pessoas muito queridas fazem aniversário.

Primeiro minha mana Nilza, uma guerreira, batalhadora mesmo, que em seus 50 anos foi obrigada a enfrentar muitas dificuldades, mas nunca esmoreceu. Sua vida é sempre em prol dos outros. Ela merece tudo de bom nessa vida e desejo que realize todos os sonhos. Muitas felicidades pra ela e que Deus abençõe sempre, todos os seus dias.

Faz aniversário também meu grande amigo, mestre e guru: Géber Accioly, outra pessoa que lutou muito em sua vida, sempre enfrentou tudo e venceu, com uma idade em que a maioria dos homens estão descansando em seus sofás ou jogando dominó na praça, ele vai fazer suas trilhas na mata, dorme em redes penduradas nas árvores, faz rapel, dá cursos de orientação na mata, pesca, pula, sobe, desce, faz arte e ainda escreve maravilhosamente bem. Claro que no meio disso tudo ele ainda arruma um tempinho para acarinhar essa amiga aqui.
Gé (como eu o chamo) que o universo continue conspirando a seu favor e que eu possa continuar aprendedo muito sobre a vida com você por muitos e muitos anos. BEMMMMMMMMMMMMMMMMMM
!

domingo, outubro 19

ATÉ QUANDO?


A TV mostrando em tempo real a nossa triste realidade, coisas que nunca mudam, pais ausentes, filhos perdidos, vidas roubadas.
Show de horrores patrocinados pelo Estado e por sua "força" de (in) segurança.

Até quando meu Deus?

UM DOMINGO FELIZ


"...Passou um lápis, um batom e, de repente, com um sorriso maroto resolveu colocar o vestido novo que comprara no dia anterior. Um vestido fresquinho de malha, lilás..."

Quer ler tudo? Clique AQUI

sábado, outubro 18

MÃE DOIDA, FILHO...

Filho maluco...

*foto, plumas e óculos by Marieta.

LUA CHEIA

EI, VOCÊ AÍ, ME DÁ UM DINHEIRO AÍ?

Vou fazer um slideshow para você.
Está preparado? É comum, você já viu essas imagens antes.
Quem sabe até já se acostumou com elas.
Começa com aquelas crianças famintas da África.
Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele.
Aquelas com moscas nos olhos.
Os slides se sucedem.
Êxodos de populações inteiras.
Gente faminta.
Gente pobre.
Gente sem futuro.
Durante décadas, vimos essas imagens.
No Discovery Channel, na National Geographic, nos concursos de foto.
Algumas viraram até objetos de arte, em livros de fotógrafos renomados.
São imagens de miséria que comovem.
São imagens que criam plataformas de governo.
Criam ONGs.
Criam entidades.
Criam movimentos sociais.
A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou em
Bogotá sensibiliza.
Ano após ano, discutiu-se o que fazer.
Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que se
sucederam nas nações mais poderosas do planeta.
Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o
problema da fome no mundo.
Resolver, capicce?
Extinguir.
Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, em
nenhum canto do planeta.
Não sei como calcularam este número.
Mas digamos que esteja subestimado.
Digamos que seja o dobro.
Ou o triplo.
Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo.
Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse.
Não houve documentário, ong, lobby ou pressão que resolvesse.
Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia.

Texto de Neto do Updaters

*Recebi esse texto do Will e me emocionei...

VELHO IDIOTA, SAFADO



Crime foi cometido por homem de 78 anos em Santa Maria (RS).
Animal sofreu lesões nas quatro patas e deve ter alta em 15 dias.

O cachorro que foi amarrado a um carro e arrastado por cerca de 100 metros, em Santa Maria (RS), nesta quinta-feira (16), deve receber alta em 15 dias. Segundo a veterinária que cuida do cão, o animal pode ser adotado.

O crime foi cometido por um idoso de 78 anos, que afirmou preliminarmente à polícia que não teve a intenção de matar o cachorro. (ele não queria matar, só judiar e machucar mesmo)

O animal foi atendido pela veterinária Marlene Nascimento, que recebeu inúmeros telefonemas de pessoas interessadas e, adotar o cachorro. "Ele sofreu escoriações no peito, na cabeça, nas patas e deve ter alta em duas semanas. Felizmente, ele conseguiu levantar e já está comendo."

O caso foi registrado pela Brigada Militar como maus-tratos contra animais. Segundo informações da polícia, a pena varia de três meses a um ano de detenção, que pode ser cumprida em regime aberto.

Quando os policiais militares chegaram ao local, na quinta-feira, encontraram o idoso com a corda usada para amarrar o cachorro nas mãos e o cão caído ao lado dele.

Ainda segundo a polícia, um representante comercial, que passava pelo local, evitou que o motorista continuasse a andar com o carro.

A mulher do idoso informou à reportagem do Diário de Santa Maria que ele deve se apresentar à Justiça até o fim do mês.


* (Com informações do Diário de Santa Maria)




*Para esse tipo de pessoa não tem castigo que resolva... quem sabe amarrar ele ao carro e dar uma voltinhas por aí. Veja na foto acima como o velho safado está preocupadíssimo com o cão.

Eu só tenho vontade de chorar, chorar de desgosto, de dó desses nossos amigos que só nos dão amor e carinho e em troca recebem tratamentos desse tipo. O ser humano não merece nosso planeta.

SOBRE O SEQUESTRO EM SANTO ANDRÉ

Não posso deixar de comentar. Fico aqui imaginando o desfecho dessa história caso a polícia não estivesse presente.
Em 4 dias a polícia não agiu.
Imagino aqui se o rapaz não dormiu em nenhum momento, se a polícia se diz assim tão competente porque não aproveitou os momentos que possivelmente o sequestrador estivesse dormindo. Duvido que ele não dormiu.
Esperar um tiro para invadir?
Eu não sou especialista nisso, mas não sou idiota.
Outro absurdo é deixar que a outra menina voltasse ao apartamento!!!
Meu Deus! Que mundo estamos?
Em quem confiar?
Em 4 dias o sequestrador não molestou as meninas, a polícia teve tempo suficiente para agir.
Não aceito. De jeito nenhum.
E ainda querem que a gente confie na polícia?

sexta-feira, outubro 17

CAÇADORES DE SACI

CAÇADORES DE SACI
PORTA CURTAS - PETROBRÁS



Com Agnaldo Lopes, Lucio Tranchesi, Cristiane Mendonça, Áurea Montebello, Gleiciane Cardoso

A pipoca não rebenta, o ovo não choca, o feijão queima e o leite azeda? Nesse mato tem saci danado pulando!!

NOVA VODKA


Faça a sua AQUI

HAICAI JABUTICABA


PARALELAS


PARALELAS

Nosso amor é feito de distância
De saudade, de vontade
Sou como a Lua
Que reflete, encanta
Mas que nunca é tocada

Você é como o Sol
Clareia minha vida
Aquece minha pele
Faz bater meu coração
Mas nunca é tocado

Somos linhas paralelas
Perdidas no infinito
Sempre juntas
Lado a lado
Em nosso caminho
Sem nunca nos tocar

Passa o dia, chega a noite
E lá estamos nós
Cada qual em seu recanto
Vivendo do encanto
Sobrevivendo da magia
Da energia, deste nosso amor

Vera Vilela - 17/10/2008 9:13h

quinta-feira, outubro 16

NOVIDADE CHEGANDO

Semana que vem ganho nova tatoo... aguardem!

COMO VAI VOCÊ

Ganhei o vídeo de presente hoje e compartilho com vocês, ali do lado esquerdo do blog nos Encantos Musicais.

quarta-feira, outubro 15

UM ANJO CHAMADO ZOÉ


Minha homenagem a todos os professores em seu dia!
Está publicado lá no Jornal de Araguari,
para ler clique AQUI.


E também no SOS RIOS DO BRASIL, leia AQUI.

terça-feira, outubro 14

SOLIDÃO


Minha força está na solidão.
Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.

Clarice Lispector

segunda-feira, outubro 13

FILME


Assisti hoje LIÇÕES PARA TODA A VIDA, filme lindo, poético. Um garoto vai passar um tempo com os tios (por interesse da mãe na herança). Eles vivem isolados e adoram dar tiros nos visitantes que se aventuram a aproximar de sua casa. Tem toda uma história do passado deles que, inicialmente parece ser fantasia, mas pode ser a verdade sobre a fortuna deles. Amei o filme, principalmente porque tem uma leoa velha que entra na história. Ok... é um filme de 2003, mas pra mim era inédito poxa!

SINOPSE: Um garoto é enviado para a fazenda de dois tios que mal conhece, mas a descoberta de segredos do passado acaba aproximando-os. Com Michael Caine, Robert Duvall, Haley Joel Osment e Kyra Sedgwick.

FICHA TÉCNICA: Título Original: Secondhand Lions
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Site Oficial: www.secondhandlions.com
Direção: Tim McCanlies
Roteiro: Tim McCanlies
Produção: David Kirschner, Scott Ross e Corey Sienega
Música: Patrick Doyle
Fotografia: Jack N. Green
Desenho de Produção: David J. Bomba
Direção de Arte: John R. Jensen
Figurino: Gary Jones
Edição: David Moritz
Efeitos Especiais: Digital Domain

ELENCO:

Michael Caine (Garth)
Robert Duvall (Hub)
Haley Joel Osment (Walter)
Kyra Sedgwick (Mae)
Nicky Katt (Stan)
Josh Lucas (Walter - adulto)
Michael O'Neill (Ralph)
Deirdre O'Connell (Helen)
Adam Ozturk (Sheik)
Eric Balfour (Neto do sheik)
Christian Kane (Hub - jovem)
Kevin Haberer (Garth - jovem)
Emmanuelle Vaugier (Jasmine)
Jennifer Stone (Martha)

sábado, outubro 11

O GRANDE SONHO FEMININO


Casamento: o grande sonho feminino

Três mulheres, uma noiva, uma casada e uma amante decidiram fazer uma brincadeira: seduzir seus homens usando uma capa, corpete de couro, máscara nos olhos e botas de cano alto, pra depois dividir a experiência entre elas.

No dia seguinte, disse a noiva:
- Quando meu namorado me viu usando o corpete de couro, botas com 12 cm de salto e máscara sobre os olhos, me olhou intensamente e disse: “Você é a mulher da minha vida, eu te amo.” E fizemos amor apaixonadamente.

A amante contou a sua versão:
- Encontrei meu amante no escritório, com o equipamento completo! Quando abri a capa, ele não disse nada, me agarrou e fizemos amor a noite toda, na mesa, no chão, de pé, na janela, até no hall do elevador!

E aí a casada contou sua história:
- Mandei as crianças para a casa da minha mãe, dei folga pra empregada, fiz depilação completa, as unhas, escova, passei creme no corpo inteiro, perfume em lugares estratégicos e caprichei: capa preta, corpete de couro, botas com salto de 15 cm, máscara sobre os olhos e um batom vermelho que nunca tinha usado. Pra incrementar, comprei uma calcinha de lycra preta com um lacinho de cetim. Ainda apagei todas as luzes da casa e deixei só velas iluminando tudo.

Meu marido chegou, me olhou de cima abaixo e disse:
“Fala aí, Batman, o que temos para o jantar?”


*Recebi essa piadinha infame da Patrícia, ri tanto, preciso mostrar pra vocês.

sexta-feira, outubro 10

MEMÓRIAS DA MENINA DO SOTÃO I


MEMÓRIAS DA MENINA DO SÓTÃO I
Vera Vilela

É engraçado como tem coisas que a gente jamais esquece, são fatos que nem sabemos o porquê ficam marcados para sempre na memória. Começo hoje então a deixar registradas aqui minhas memórias, para um dia, quem sabe, meus netos poderem conhecer um pouco mais de mim. Só escreverei sobre o que realmente me lembrar, histórias que apenas ouvi, eu não relatarei.

Minha infância foi compartilhada com três irmãos mais próximos de idade, dos dez que tive. São eles: Francisco (Kico) – 1 ano e 5 meses mais novo, Nilza (Nilzinha) – 1 ano e 2 meses mais velha, Carlos (Carlinhos) – 3 anos e 11 meses mais velho e um ursinho marrom sem nome que me acompanhava o sono à noite.

As mais antigas de minhas recordações são de quando tinha mais ou menos três anos de idade, é de uma casa assobradada em que moramos em Santo André-SP ( até os dois anos morei em Penápolis-SP, mas de nada me recordo). Tinha uma escada que os degraus eram placas de cimento com piso, entre uma placa e outra ficava uma apavorante abertura que permitia que alguém de minha idade se apavorasse. Eu subia a escada de quatro pés, com medo de cair num naqueles buracos, me lembro bem da sensação de aventura em subir e descer. É tudo que me lembro dessa casa.

Depois já vem na memória uma casa em que moramos um bom tempo, também em Santo André, na Vila Assunção. São flashes de situações. A mais bela de todas é a feira de flores em frente ao cemitério, como eu adorava aquelas palmas brancas, coloridas, as rosas de todas as cores, os cravos vermelhos, os brancos e me lembro nitidamente dos brancos com manchas vermelhas, o perfume no ar, as latas com água cheias de flores. E os dentes de leão? Que maravilha. Sempre ligo essa memória a um antigo disco chamado Rancho das Flores.

Aliás, tenho muitas boas lembranças do cemitério que era muito perto de casa. Movimento de pessoas, carros, as flores, nossas brincadeiras de criança dentro dele. Muitas vezes achávamos algumas imagens de santos junto às velas acesas, no crematório. Quando as pessoas não queriam mais as imagens tinham o costume de deixar lá no cemitério. Muitos vieram para minha casa.

Eu achava tudo muito bonito, os túmulos enfeitados, os azulejos que os decoravam, as estátuas de anjos, para mim era tudo muito luxuoso, nem fazia muita idéia do significado de tudo aquilo.

Lembro de minha mãe chegando das casas das patroas – ela era lavadeira – com sacos nas mãos, eram pães velhos. Era uma festa para achar algum com manteiga. Aquele pão tinha um gosto especial de festa, de alegria. Por algumas vezes eu fui levada até uma dessas casas, lindas, com azulejos na cozinha, móveis bonitos, e, nem sei em qual delas, mas uma era especial porque eu tomava leite com Ovomaltine, que luxo!

Nesse bairro eu passei a minha infância até os seis anos de idade. Na passagem do Ano Novo era uma alegria, saíamos eu e meus irmãos, Nilza e Carlinhos, para pedir bom princípio nas casas. Naquela época todo mundo dava algum dinheiro, uma moeda. Era dia de comprarmos guaraná caçulinha, a fábrica da Antarctica era em nossa rua. Chegávamos em casa com muito dinheiro (era o que eu achava) e isso era muito prazeroso.

No Natal meu irmão Paulo cuidava dos presentes, embrulhava um a um com carinho, a gente percebia a alegria dele com isso. Eu sempre ganhava uma boneca dessas que se vendia em feiras, de plástico, com o cabelo emoldurado. A diferença era a roupa que a mãe costurava com carinho na máquina. A sensação de abrir o presente é impossível de representar em palavras.

Meu irmão Paulo adorava montar carrinhos, aquelas caixas que vinham cheias de pecinhas e cola, posso até me lembrar do cheiro de plástico novo e da cola.

Ainda posso sentir o ardor nos olhos de quando minha irmã Rita me dava banho, eu tinha verdadeiro pavor de água nos olhos, eu sempre pegava uma roupa minha e a espremia contra os olhos fechados para poder lavar a cabeça e na hora de pentear os cabelos era outra gritaria.

Eu adorava os vestidinhos que minha mãe costurava pra gente. O tecido era o mesmo do que era feito para minha irmã mais próxima de idade, a Nilzinha, mas os modelinhos eram diferentes, sempre tecidos floridinhos, clarinhos e fresquinhos. As calcinhas também eram feitas pela mãe, ficavam um pouco esquisitas, mas roupa nova era sempre bem-vinda uma vez que usávamos muita roupa ganhada de parentes que estavam numa situação financeira melhor.

Nunca me esqueci o único presente que ganhei de minha madrinha, um conjuntinho lindo rendado de baby-doll, coisa de gente rica! Eu apenas pude ver, minha mãe rapidamente deu a uma prima para que o vendesse.

Meu irmão mais novo, o Kico, sempre ganhava presentes melhores e a qualquer tempo, ele nasceu especial e por isso todos tratavam a ele de um modo diferente. Claro que nessa época eu não entendia isso porque era apenas um ano e cinco meses mais velha, o ciúme era muito grande e eu não era uma irmã muito boazinha não, por diversas vezes judiava dele, fazendo-o chorar, isso foi até certa idade em que eu compreendi melhor a situação, mas numa família numerosa como a minha – dez irmãos – tinha que haver briga por atenção.

Nesta casa me lembro ainda de uma vizinha jovem que me ensinou precocemente a ler e escrever, brincávamos de escolinha, mas na verdade eu aprendia tudo, achava maravilhosa a lousa que ela usava e o giz que escrevia e tive o primeiro contato com a cartilha Caminho Suave com todas aquelas ilustrações bonitas.

No porão de minha casa morava uma senhora que engravidou e teve seu filho em casa, sendo que minha mãe a ajudou no parto. O menino cresceu cheio de presentes bonitos que a mãe deixava sobre o guarda-roupa ou pendurados para que ele não estragasse.

Durante toda minha infância a melhor lembrança de parentes que tenho é do meu tio Zébinho (Euzébio), ele morava no interior, mas vinha freqüentemente à minha casa e trazia sempre guloseimas para todos, dele eu não sentia nenhuma diferença entre eu e meu irmão caçula, era o nosso tio mais querido.

A ida à igreja aos domingos me vem muito vagamente na memória, a lembrança mais gostosa e nítida são os santinhos de papel que ganhávamos das freiras na porta. Eu guardava todos como relíquia, eram lindos, coloridos, alguns com detalhes em ouro, um verdadeiro tesouro, mais tarde um pouco eu me achava a mais bela das criaturas quando colocava um pequeno véu branco rendado na cabeça para rezar. Que luxo!

Havia também ali perto um parquinho que era uma grande diversão, esporadicamente alguém nos levava, não me recordo quem, parecia tão distante e hoje sei que são poucas quadras.

Nesse período (até os seis anos mais ou menos) também é forte a recordação de minha mãe e irmãs querendo, a todo custo, que eu largasse a chupeta. Imagina! Eu adorava esse vício, era a única coisa na casa que era mesmo minha e de mais ninguém. Até a cama era repartida, eu dormia na mesma cama que a Terezinha – a irmã mais velha, e Nilza dormia com Rita – outra irmã com mais idade. Eram beliches no quarto para acomodar tantos filhos. Me recordo uma vez que minha mãe escorregou, arrumando a cama de cima do beliche, e cortou muito a parte interna do braço num parafuso da grade, eu fiquei muito assustada com aquilo.

Recordo também de uma vez que minha irmã foi atropelada por uma bicicleta na calçada, ela levou pontos perto do olho e no joelho. Eu fiquei com muita inveja do dengo que ela recebeu.

Nem de minha mãe tenho muitas recordações nesse período, a não ser as surras, ela estava sempre muito ocupada com as roupas que lavava para fora ou com meu irmão menor, levando em médicos, em escolas especializadas, ele entrou na APAE logo em seu início. Eu tinha muito ciúme dos cuidados especiais que ele tinha.

Infelizmente tem uma passagem muito ruim dessa época (eu deveria ter uns cinco anos), com um vizinho jovem que resolveu usar das amiguinhas de sua irmã mais nova para experiências nada agradáveis em troca de promessas nunca cumpridas, no caso era ganhar uma boneca Emília, muito desejada naquele tempo. A experiência poderia ter sido uma passagem quase ignorada se não tivesse sido tratada com tanta austeridade e ignorância, mas éramos simples e muito pobres, faltava instrução para lidar melhor com o assunto. Dessa forma acabei amadurecendo a malícia cedo demais.

Foi nesse período também que tive uma das melhores experiências de minha infância. Eu e meus irmãos ensaiávamos numa escola de dança e nos apresentávamos na televisão. Isso sim era um luxo. Além de poder passear de carro (uma velha Kombi), usar roupas lindas – lembro-me de um conjuntinho vermelho, a calcinha toda bordada com lantejoulas, ainda posso fechar os olhos e ver e sentir aquela seda macia – ganhávamos sempre nas apresentações: uma flâmula, um pacote de bolacha e refrigerante. Um verdadeiro banquete.

As danças eram apresentadas nos programas Hugo Santana, Canarinho, Pulman Junior e também na Hebe Camargo – um programa na rádio que tinha auditório, quem estava em casa só ouvia a música que nós dançávamos.

Uma música inesquecível desse período foi Twist and shout dos Beatles que eu dançava feito louca. Em casa sempre que tinha alguma visita diferente me pediam e eu repetia os movimentos da dança.

Assim foram os primeiros seis anos de minha vida.

DIA DAS CRIANÇAS NA BLOGOSFERA

Estou reproduzindo aqui o texto da Carol e que espero, agrade a todos, no próximo post vou deixar um texto meu sobre meus tempos de criança, sim, eu já fui uma...rs

Que tal dia 12 de outubro lembrarmos do nosso tempo de criança?
De tudo que aprontemos quando eramos criança, como foi sua infância?
Já parou pra pensar quantas pedras você jogou no telhado do vizinho?
Quantas bolinhas de gude você ganhou e ralou dedo e hoje não tem mais nada?
Quantas vezes você entrou na porrada por causa de um Tazo? Que nem Deus sabe onde foi parar aquela pilha de Tazos .
Já parou pra pensar quantas cicatrizes você tem de quando brincava de Hoje não…
Quantas vezes deixou de fazer tarefa da escola para assistir aquele desenho predileto e recebia bilhetinhos no caderno para sua mãe assinar.
E você tremia na base pra mandar sua mãe assinar
Pois é… muitas coisas legais ou não a gente aprontou quando criança.
Então dia 12 de outubro no dia da criança vamos dedicar um (ou mais) de nossos posts para contar algo que você aprontou quando criança que vale a pena lembrar.

Se você tem um Blog e quer participar envie um email para hlb@cogumelolouco.com com o link do seu Blog e ajude a divulgar esse post para que mais blogueiros participem.


VIVER COM ENCANTO



VIVER COM ENCANTO

Que o despertar da razão seja luz
Que a luz nos traga à realidade
Que a realidade nos seja generosa
Que nossos olhos brilhem
Apenas por ter tido a graça
De poder despertar

Se o mundo real não é tão atrativo
Que busquemos novos rumos
Que esses novos rumos sejam bons
Que essa bondade nos leve adiante
Porque viver dá trabalho
Porque a vida precisa ser vivida

Busquemos emoções nas coisas simples
No florescer da primavera
No Sol quente do verão
No vento que balança os cabelos no outono
No sono gostoso do inverno

Comemoremos nossa liberdade
Nada mais nos prende
Nas profundezas dos pensamentos
Nas jaulas dos sentimentos
Na vã espera dos sonhos

Porque os sonhos são para serem apenas isso:
Sonhos e nada mais.


10/10/2008 16:57h
(inspirado no poema Encantamento de GGV)

quinta-feira, outubro 9

NOVO BLOG NOS MEUS FAVORITOS


BUSCANDO SONHAR SEMPRE - Blog da gauchinha Carol, nova amiga que tenho aprendido a conhecer através de suas tão belas letras. Um blog muito legal, com conversas sempre interessantes.

terça-feira, outubro 7

ELVIS E SUAS HISTÓRIAS


Eu estava triste desde segunda por causa do Elvis, os últimos dias não têm sido nada bons pra ele.
Tem uns 15 dias, ele estava com cistite, ficou internado e graças a Deus ficou bom, mas ficou tristinho uns dias. Fiquei mais de uma semana dando chá de quebra-pedra pra ele e pros outros todos. Uma semana depois eu fechava o portão de casa porque meu filho havia acabado de sair e o vi atravessando a rua correndo quando foi atropelado, uma pancada e tanto. Eu corri para dentro colocar uma roupa decente (estava de pijama) e saí atrás dele, procurei o dia todo e na segunda também, ele sumiu do mapa, fiquei num desespero porque queria cuidar dele e não podia. Na segunda à noite ele voltou, machucou apenas a boca (eita bicho resistente), ficou uma semana comendo somente coisas molinhas e finalmente melhorou.
Anteontem chamei os gatos todos para comerem e cadê o Elvis? Nada dele, lá fui eu de novo pra rua chamando ele feito doida e nada. Fui dormir triste novamente imaginando mil e uma coisas...
Ontem, o dia todo, andei atrás dele e nada, hoje também, estava já chorando por acreditar que ele podia estar morto, atropelado, sei lá... ele gosta demais da rua.
Quando minha filha chegou da faculdade eu disse:
- É... Acho que o Elvis já gastou suas 7 vidas. Eu estava realmente desanimada porque cuido tanto dos gatos todos e toda hora acontece algo.
Dali a pouquinho minha filha sobe até meu quarto adivinha com quem no colo?
Ele mesmo... O senhor Elvis, bonitão, cansado e com fome.
Depois de dar muita comida de latinha pra ele levei-o até meu quarto. Ele já veio pra cama ficou no meu braço e dormiu gostoso.
São Francisco tem trabalhado muito por conta do Elvis...rs
Obrigada meu santinho querido! Mais uma vez!
E o senhor Elvis, faz favor, vê se dá um tempinho agora. Vai cantando no banheiro que é melhor...
- Love me teeeeeeeeeender...

segunda-feira, outubro 6

FILMES

CONFIDENCIAL - Um filme legalzinho de se ver, pelo menos eu consegui ver até o final.

SINOPSE: O escritor Truman Capote pesquisa sobre um assassinato ocorrido numa pequena cidade do Kansas, para obter material para seu 1º livro não-ficcional. Com Sigourney Weaver, Sandra Bullock, Daniel Craig, Gwyneth Paltrow, Hope Davis, Isabella Rossellini e Jeff Daniels.


*Nota: O escritor é gay e acaba dando um super beijo em um dos assassinos. Assisti ontem.


LONGE DELA - Assisti hoje na HBO, filme pra chorar muuuuuuuuito. Também consegui ver até o final, acho que isso significa que, pra mim, o filme é ótimo. É um filme de amor, de muito amor mesmo!

SINOPSE: Uma mulher com mal de Alzheimer é internada numa clínica, que proíbe visitas nos primeiros 30 dias do paciente no local. Após este período seu marido vai visitá-la, mas ela já não mais o reconhece. Dirigido por Sarah Polley e com Julie Christie e Olympia Dukakis no elenco. Recebeu 2 indicações ao Oscar.

*Nota: Este vai render um texto, já comecei a escrever.

Antes de Longe Dela estava passando um filme muito chato, não deu pra assistir nem a metade, deu sono, deu coceira, deu tudo, menos vontade de terminar de ver... Só sei que tinha um duque falido.

Sinopses de ADORO CINEMA

domingo, outubro 5

DIA DE SÁBADO


Ontem fui até Jaú com a filha e seu namorado. Fomos até o Território do Calçado, um lugar imenso pra se andar e ver coisas lindas, de qualidade e bom preço.

Depois de cansar de andar resolvemos fazer uma visita para meus primos que moram lá: Reinaldo, Joara e seus filhos. Sem querer chegamos e tinha uma churrasquinho maravilhoso (que chato né?).

Finalmente consegui entregar os livros da Antologia dos Anjos Caídos para o amigo Plínio Sgarbi, que fez parte da edição e até hoje não havia recebido seus exemplares, justo ele que mora tão pertinho... tsc tsc

Conheci a irmã do Plínio, a Lia, uma moça muito simpática, foi muito bom.

Acabei voltando bem tarde pra casa e com a promessa de visita do Plínio e sua irmã aqui em Bauru pra gente tomar umas cervas. Pegamos um temporal na estrada entre Jáu e Bauru, mas chegamos bem.

Assim foi o sábado e, hoje, pra não perder o rítmo vou fazer uma picanha no forno (receita do Thiago).

Um lindo domingo a todos!

sábado, outubro 4

DESPEDIDA

Acabei de receber uma notícia muito triste, um amigo querido que parte, que deixa saudades, mas que, acima de tudo, deixa seu carinho em formas de palavras, estas continuarão aqui com a gente. Eternamente!
Fernando, vá em Paz e que o Senhor o receba em seus braços amorosos.

Copiei o post abaixo do Chave da Poesia, da grande amiga Sylvia Cohin que contém a última poesia de Fernando Peixoto.

"Hoje o Chave da Poesia faz uma homenagem especial ao Historiador, Teatrólogo, Escritor, Professor e Poeta, Doutor Fernando Aníbal Costa Peixoto que partiu de nosso convívio, deixando aqui, a marca de uma Poesia inigualável, fragmentos de sua alma e de seus sentimentos. A este Grande Homem, Parceiro e Amigo, toda admiração.
Apresentamos seu último poema que aconchegado neste espaço, mantém Viva sua Lembrança e Eterniza a Saudade...
Sylvia Cohin "



« RE-PARTINDO... »

Fernando Peixoto


Sei que contigo vão partir
memórias de um tempo partilhado,
dias breves que hoje são passado
e podiam no entanto ser porvir.
Sei que levas na bagagem a lembrança
dos olhos nimbados de tristeza
mas também o brilho da bonança
que alimenta a tua natureza.
Mas se partes, apenas uma parte
vai contigo rasgando o mar e o vento:
que outra parte de ti já se reparte
na minha memória e pensamento.

24 de Agosto de 2008
FERNANDO PEIXOTO

* 25 de Julho de 1947
+03 de Outubro de 2008

Vila Nova de Gaia - Portugal

quinta-feira, outubro 2

SESSÃO MANDA BEIJINHO


Sessão manda beijinho...rs
[1] Beijos para o meu mais novo amigo: Junior.
Está sendo muito bom conhecer você e saber que temos tantas coisas em comum. Engraçado como ganhamos presentes da vida, amigos que nem imaginávamos existir e que estavam tão pertinho da gente. Nos conhecemos a poucos dias e já temos tanto a conversar.
Ainda bem que o universo conspira a nosso favor.

[2] Beijinhos também para a Ana e Cris, um casal que conheci através do Myminilife, eles também, como eu, se divertem construindo casinhas, praças, etc... Eles são outro presentão que ganhei. Coisa boa isso!

Espero que essas novas amizades se fortaleçam a cada dia.

AMOR


Amor

Quando duas pessoas fazem amor
Não estão apenas fazendo amor
Estão dando corda ao relógio do mundo


Mario Quintana
*Vamos então fazer esse relógio girar muito!

MARIAZINHA VIAJANDO


Adivinha o que ELA anda aprontando lá nos Estados Unidos?

quarta-feira, outubro 1

TRANSE


TRANSE

Viajei nas bolhas da Coca-cola
Flutuei no cheiro da pizza quatro-queijos
E encontrei você num drive-true
Estacionei meu carro e entrei no seu
Viajamos anos luz
Até chegarmos a Catmandu
Juntos, entoamos um mantra
Ao lado da imagem de Vishnu
Ganhei um abraço e um beijo
E entramos em transe na terra hindu.


Vera Vilela - 01/10/2008